TI: Investimento que agrega valor a sua empresa, tenha um planejamento estratégico e sua preocupação


Antes de entrarmos no tema, precisamos entender os conceitos fundamentais sobre o que é um custo e o que é investimento para uma empresa.

I​nvestimento significa a aplicação de capital visando o aumenta da capacidade produtiva da empresa, esperando que os lucros obtidos sejam maiores que o capital investido.

Custos são todos os gastos necessários para criar, produzir ou comercializar produtos e serviços da empresa. É muito mais apropriado dizer então que o investimento é sempre feito nas empresas, e não em TI, porque é da diferença entre a receita da venda de seus produtos e dos custos necessários a sua elaboração e venda que resultarão os fluxos de caixa esperados, e não diretamente dos ativos de TI. Os ativos de TI contribuirão para a geração destes fluxos de caixa, mas não são eles que serão comercializados. Portanto, gastos em ativos de TI são custos sim, assim como são custos os gastos de propaganda, matérias-primas, energia, comissão de vendedores, ou qualquer gasto que seja necessário para que a empresa crie valor, ou seja, que os seus produtos e serviços possuam maior valor de mercado que os gastos necessários para produzi-los. Se a empresa têm gastos que não contribuem para a criação de valor, não há sentido em manter estes ativos dentro da empresa.

Assim, podemos dizer que todos os custos da empresa contribuem para a criação de valor. ​ O que você acha: TI cria valor para a empresa?

É claro, é indiscutível, porque sem estes gastos a empresa não cria novos produtos, não produz, nem vende. Portanto, a questão não é discutir simplesmente os custos de TI, mas a sua contribuição para a criação de valor, ou seja, como estes custos contribuem para a elaboração e comercialização dos produtos, já que incidir em custos é uma condição necessária para criar valor.

A questão de gastos de TI serem custo ou investimento passa a não ter sentido. TI é custo, e investimento (seja em TI ou não) é o que os proprietários e acionistas fazem na empresa ao dispor de seus recursos monetários para que os gestores escolham ativos reais (tangíveis ou intangíveis) que de sua transformação, combinação e sinergia gerem produtos que tenham maior valor de mercado que os custos para aquisição destes ativos.

Nossos especialistas tenha um planejamento estratégico e continue expandindo seus negócios.

Entre em contato conosco: contato@cfr.eti.br e faça o seu projeto personalizado.

#ti #planejamento #investimentos #custos #lucros #agregarvalor

Top Posts
Posts Recentes